o Simpósio

Tema: "ALERGIA ALIMENTAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"

Cartas

CARTA DO PRESIDENTE

Venha participar conosco!

 

O XII Simpósio Internacional de Alergia Alimentar / ASBAI vai ocorrer nos dias 06 e 07 de agosto de 2021 de forma exclusivamente digital e teve o programa cuidadosamente construído para que haja um aprofundamento nos desafios e perspectivas da Alergia Alimentar.

 

Entre os vários desafios podemos citar: o aspecto multifacetado de apresentações clínicas da doença, a necessidade de aprimoramento do modelo explicativo etiopatogênico para incluir a FPIES, a identificação de como a disbiose pode induzir a Alergia Alimentar. Assim a Alergia Alimentar tem sido campo fascinante de estudo transdisciplinar de interesse da alergia e imunologia, da gastroenterologia, da pediatria, da clínica médica, da geriatria, da nutrologia e da nutrição.

 

Entre as inúmeras perspectivas temos a ampliação do uso do teste de provocação oral na prática clínica que vai melhorar a precisão diagnóstica e reduzir riscos de distúrbios nutricionais e alimentares pelo diagnóstico errôneo excessivo. Além disso, o uso de novas modalidades terapêuticas e ações preventivas em breve se tornarão realidade.

 

Enfim, vamos aprender e debater juntos com os profissionais brasileiros que mais se debruçam neste campo e assim trazer avanços e benefícios na abordagem de nossos pacientes. Agradecemos desde já a confiança em nossa associação, afinal compartilhar a ciência com você é a razão e o sentido da ASBAI existir.

 

Tenhamos todos um excelente Simpósio!

 

EMANUEL SAVIO CAVALCANTI SARINHO

Presidente da ASBAI

CARTA DA DIRETORA CIENTÍFICA

Prezados Parceiros,

 

Gostaríamos de convidá-los a participar do XII Simpósio Internacional de Alergia Alimentar / ASBAI, que será realizado nos dias 06 e 07 de agosto de 2021. O encontro será totalmente online, inspirado no último Simpósio Internacional de Alergia Alimentar Girassol / ASBAI, ocorrido no ano passado, cuja qualidade superou expectativas, tornando clara a necessidade de sua perpetuação.

A Comissão Científica empenhou-se em apresentar um conteúdo consistente e interessante, que será ministrado de forma dinâmica, priorizando a participação e integração dos congressistas de diferentes regiões do país. Profissionais reconhecidos no Brasil e convidados internacionais, à distância, abordarão temas atuais e relevantes sobre alergia alimentar, seus desafios e perspectivas, compartilhando conhecimento de qualidade e experiências sobre uma das doenças mais emergentes nas últimas décadas.

O evento não só terá segurança na questão sanitária, como garantirá, pela utilização de uma plataforma de alta tecnologia com transmissão em tempo real, a interação ao vivo, proporcionando um ambiente de discussão clínica e científica entre participantes e palestrantes.

 

A sua participação é fundamental para o sucesso desse evento!

 

Dra. JACKELINE MOTTA FRANCO

Coordenadora do Depto. Científico de Alergia Alimentar da ASBAI

Presidente do XII Simpósio Internacional de Alergia Alimentar / ASBAI

Palestrantes Convidadas

ALEXANDRA SANTOS

(King´s College, Londres, UK)

 

Professora Associada (Especialista em Alergia Pediátrica) no King’s College London e Consultora Honorária em Alergia Pediátrica no Evelina London Children’s Hospital, que faz parte do Guy’s and St Thomas’ Hospital em Londres, Reino Unido. Graduou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra e concluiu o seu doutoramento em Alergia e Imunologia pelo King’s College London, sob orientação do Professor Gideon Lack. Ao longo dos anos, Alexandra continuou a combinar a atividade clínica em alergia pediátrica com pesquisas clínicas e laboratoriais sobre alergia alimentar. Recebeu prêmios do Conselho de Pesquisa Médica (MRC): uma bolsa de treinamento em pesquisa clínica MRC, um prêmio de carreira precoce do centenário MRC e a bolsa de cientista clínico MRC. Ela também obteve financiamento da Rede de Tolerância Imune / NIAID para seu trabalho no LEAP Study, e da Asthma UK como principal investigadora do Centro de Asma do Reino Unido em Mecanismos Alérgicos da Asma. Tem sido muito ativa na Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica (EAACI), onde se juntou a vários grupos de trabalho para gerar diretrizes para os cuidados dos pacientes e foi recentemente eleita Presidente do Conselho do Grupo de Interesse em Alergia Alimentar. Seus principais interesses de pesquisa são alergia alimentar, anafilaxia, diagnóstico de alergia e prevenção de alergia.

ROSAN MEYER

(Imperial College, Londres, UK)

Formada em Nutrição e Dietética na África do Sul e especializada em Nutrição Pediátrica no Reino Unido.  Em 2004, concluiu seu MSc em Nutrição Pediátrica e em 2008 seu PhD no Imperial College London.  Foi a nutricionista pesquisadora principal do Great Ormond Street Hospital for Children até dezembro de 2015, liderando um projeto sobre o impacto das alergias alimentares gastrointestinais em crianças e suas famílias e, depois disso, trabalhou com a equipe de alergia do Hospital St. Thomas como nutricionista pesquisadora até 2018.  Além disso, tem extensa prática dietética pediátrica, especializada em alergia alimentar, dificuldades alimentares (treinada pelo SOS), suporte nutricional e crescimento deficiente, em Londres. Publicou vários artigos sobre nutrição pediátrica, alergia alimentar, dificuldades alimentares e está particularmente interessada na associação entre crescimento e alergia alimentar.  É também co-autora do Pediatric Dietetic Pocket Guide, que tem como objetivo orientar sobre o manejo nutricional em pediatria. Atualmente, ela é líder do módulo de Hipersensibilidade Alimentar, que faz parte do Mestrado em Alergia no Imperial College London, e é conferencista sênior honorária em Pediatria na mesma universidade. Também é professora visitante na KU Leuven, Bélgica, em seu MSc em Deglutologia (distúrbios da deglutição). Presidente da Seção Europeia da Rede Internacional para Dieta e Alergia, secretária da Seção Allied Health and Primary Care da EAACI e membro de várias forças-tarefa da EAACI sobre alergia alimentar. No Brasil, parceria científica no desenvolvimento de projetos de pesquisa em nutrição e APLV no Núcleo de Alergia Alimentar de Sergipe.

Moderadores e Palestrantes

  • Alexandra Sayuri Watanabe (FMUSP)

  • Ana Carolina Rozalem Reali (UNIFESP)

  • Ana Paula B. Moschione Castro (ICrUSP)

  • Anne Jardim Botelho (UFS)

  • Ariana Campos Yang (HC/USP e UNICAMP)

  • Carolina Sanchez Aranda (UNIFESP)

  • Claudia Leiko Yonekura (USP)

  • Cristina Targa Ferreira (UFRS)

  • Dirceu Solé (UNIFESP)

  • Elaine Cristina de Almeida Kotchetkoff (UNIFESP)

  • Emanuel Sarinho (UFPE)

  • Erika Campos Gomes (PUC-SP)

  • Fabíola Suano Souza (UNIFESP)

  • Flavio Sano (Hospital Nipo-Brasileiro)

  • Glauce Hiromi Yonamine (ICr-FMUSP)

  • Jackeline Motta Franco (UFS)

  • Lucila Camargo Lopes de Oliveira (UNIFESP)

  • Márcia Carvalho Mallozi (FMABC, UNIFESP)

  • Marina Rigoni Costa Moreira (HCE/UNIFASE)

  • Norma Rubini (UNIRIO)

  • Raquel Bicudo Mendonça (UNIFESP)

  • Renata Rodrigues Cocco (FICSAE)

  • Roseli O. S. Sarni (FMABC)

  • Sarah Cristina Vieira Fontes (UFS)